9 de agosto de 2013

Diferenças entre placas de vídeo onboard e offboard




Normalmente associamos a palavra "Placa de vídeo" para aquelas placas que são encaixadas na placa mãe, mas quase todas as placas mãe já vem com uma placa de vídeo interna. São as chamadas placas de vídeo onboard, que são fixas na placa mãe, e offboard para aqueles placas que podem ser compradas separadamente.

Basicamente ambas fazem o mesmo serviço, porem há algumas diferenças entre elas, e algumas vantagens e desvantagens uma com a outra.


Onboard


As placas onboard são embutidas na placa mãe de forma a baratear o custo do equipamento, já que placas offboard são bem mais caras. Outra vantagem fica por conta da facilidade de reconhecimento e instalação de drivers, que muitas vezes, são facilmente identificados pelos sistemas operacionais mais modernos.

As desvantagens deste tipo de placa é que elas dependem do processador e memória da placa mãe, que acaba reduzindo o desempenho de todo o hardware. Placas onboard também perdem em desempenho, pois utilizam uma pequena porção da cpu e memória inferior ao processamento de placas offboard de baixo custo, alem de não possuir muitas vezes, os recursos de uma placa dedicada como pixel shader por exemplo.


Offboard


Placas offboard ou placas dedicadas saem em vantagem a onboard pelo fato de serem totalmente independentes do processamento do resto do computador, por isso traz um desempenho muito melhor a todo o hardware. Alem disso são muito mais potentes que uma placa onboard, e possuem todos os recursos que a outra não contem.

As desvantagens, alem do preço citado anteriormente, trazem uma serie de detalhes técnicos, como o slot para encaixar a placa, plug de alimentação, tipo de saída de vídeo, alem de precisar da instalação dos drivers para melhor aproveitamento da placa.


Tags: , , , ,

Se inscreva

Se increva em nosso feed e receba por e-mail as ultimas atualizações do site.


© 2013 Macetes do PC. Todos os direitos reservados.
Projetado por SpicyTricks