29 de maio de 2013
Saiba o que tem dentro do seu computador
Diante da era da tecnologia, é muto difícil achar alguém que não tenha computador em casa, tanto para se conectar nas redes sociais, quanto para jogos e outras atividades online. Mas a maioria sabe pouco ou tem total desconhecimento das peças que estão alocadas dentro do micro. Afim de clarear um pouco as ideias relacionadas a esse assunto, mostraremos um pouco das peças básicas que compõem um computador.
Infográfico mostra as peças básicas de um computador.
A parte mais importante de todo o conjunto do computador é o gabinete. nele estão todas a peças necessárias para o funcionamento do computador, fora do gabinete estão apenas peças necessárias para a interação do usuário com o micro, como monitor, mouse e teclado.
No gabinete estão alocados componentes como, Placa mãe, Fonte, Memória, Processador, Disco Rígido, Drive de Mídia (CD/DVD/Blu-Ray), Placas de vídeo e expansão, normalmente ordenadas com um padrão na maioria dos gabinetes.
Dentro do gabinete, cada peça exerce uma função especifica, sendo elas:
Fonte:
Responsável por fornecer toda a energia necessária para que todos os componentes funcionem perfeitamente. A fonte precisa ter Watts suficientes para suprir a necessidade energética de todas as peças conectadas, senão, pode trazer falhas de funcionamento e instabilidade nos componentes, danificando a ela e outras peças.
Placa Mãe:
Como o próprio nome diz, ela é a placa master, a central de tudo, ela acomoda o Processador e a Memória RAM, alem de conectar todos os componentes do computador, internos e externos. Por ela passa toda a energia das entradas traseiras e do Processador e Memória, e contem todos os componentes que controlam o computador: Processador, Chipset Sul e Norte, etc.
Processador:
Dizem que o processador é o cérebro do computador, não é para menos, nele passa todas as instruções do computador, onde são processadas todas as informações que precisam ser calculadas para que o computador resolva desde pequenas operações, como escrever um texto, até complexas operações que exigem o máximo de processamento, como jogos de alta performance.
Memória RAM:
Para que o processador possa executar tarefas, ele precisa buscar instruções que estão no Disco Rígido, porém isso seria muito demorado sem a existência da Memória RAM, pois ele teria que buscar constantemente as informações no disco, diminuindo a velocidade que o programa é executado. A Memória RAM tem uma velocidade de comunicação incrivelmente alta com o processador que faz com que quando carregada com as informações necessárias transfira rapidamente para o ele, diminuindo o tempo de espera do processo, aumentando a velocidade de execução. Um bom exemplo é quando abrimos pela primeira vez um programa, normalmente é mais demorado pois o processador precisará buscar as informações no Disco Rígido já que a memória ainda não tem esses dados. Se esse programa for fechado e reaberto novamente em um curto período de tempo sem que tenha aberto muitos programas depois, ele é executado rapidamente, pois a memória ainda continha seus dados, que facilitou o trabalho do processador. Ela também é considerada Volátil, já que se for desligado o computador, todos os dados que ela contem são perdidos.
Disco rígido:
É um componente responsável pelo armazenamento de dados de seu usuário como fotos, videos, musicas e documentos, e também dados de sistema como o Sistema Operacional, arquivos de programas, arquivos de configuração de sistema, etc.
Para o funcionamento de um computador, essas são indispensáveis porém há muitas outras peças que ajudam no bom funcionamento de seu micro, como placas de vídeo placas de expansão, drive de mídia entre outros, alem de upgrades (Trocar peças atuais por peças mais potentes e melhores) que aumentam e muito o desempenho de seu computador.
|
Tags: Geral , Hardware
Se inscrever
Se inscreva para receber as novidades do site por email.