5 de agosto de 2013

Laser x Jato de tinta: Qual melhor custo beneficio?




Um dos pontos mais importantes em uma impressora é forma que ela imprime. Atualmente, os principais modelos do mercado são a laser e jato de tinta. Cada uma com suas diferenças que devem ser levadas em consideração para que uma boa escolha seja efetuada.
Como o nome já diz, a impressão jato de tinta é feita por meio de gotículas de tinta que formam a imagem ou texto no papel. Nesse sistema estão inclusos equipamentos que utilizam cartuchos de tinta, cera térmica, entre outras formas de impressão.

Já a impressora laser funciona, de forma simplificada, com um pigmento em pó que cria a imagem no papel. Esse pigmento vem em um cartucho chamado toner.
E a impressora laser?

Além disso, as impressoras dessa categoria costumam ser muito rápidas na impressão e ter mais qualidade no resultado final do que a jato de tinta. No entanto, existem impressoras jato de tinta que obtém excelente resultado na impressão de fotografias superando a outra modalidade.
Quando optar pela impressora jato de tinta?
A impressora jato de tinta é recomendada para uso doméstico ou para pequenos escritórios por causa do custo final e velocidade de impressão. É uma máquina indicada para quem realiza uma quantidade pequena de impressões semanais, como estudantes e usuários domésticos em geral. Claro que máquinas jato de tinta para uso profissional existem, mas os valores são bem mais altos e, em caso de trabalhos específicos, com uso de cartuchos especiais, a impressão será ainda mais cara.
O investimento em um cartucho de tinta é menor do que o valor de um toner, o que acarreta uma economia para impressões de pouca quantidade até mesmo pelo tempo que esse recipiente de tinta dura. Outro fator a ser pensado é o caso de pessoas que necessitam de impressoras coloridas, o investimento em um cartucho colorido é bem menor do que em toners coloridos. Até porque, para uma impressora a laser efetuar impressões coloridas é preciso comprar três toners, um investimento que compensa somente se for para realizar trabalhos em larga escala.
Pela agilidade e velocidade de impressão. Essa é uma máquina desenvolvida para dar conta de um grande volume de trabalho. É óbvio que nada impede um usuário doméstico de ter esta impressora, mas o investimento só será bem utilizado caso haja a necessidade de impressão em grande quantidade. O valor do toner é mais elevado que dos cartuchos de tinta, mas duram mais tempo e, consequentemente, imprimem mais. Dessa forma, o cálculo do valor por folha impressa é infinitamente mais barato do que a impressão por jato de tinta.
Outra característica da impressora laser é a qualidade de impressão, seja em preto ou colorido as imagens são sempre bem detalhadas, assim o equipamento é um bom investimento para quem trabalha com grande volume de impressões caso de advogados, escritórios de médio e grande porte, profissionais liberais e professores.
Lembrem-se, é muito importante o uso massivo da impressora para que o investimento valha à pena. Assim, mais uma vez, a escolha deve ser baseada nas necessidades do indivíduo para que o investimento seja recuperado em forma de economia de dinheiro, tempo e/ou praticidade na execução das tarefas.


Tags: , , , ,

Se inscreva

Se increva em nosso feed e receba por e-mail as ultimas atualizações do site.


© 2013 Macetes do PC. Todos os direitos reservados.
Projetado por SpicyTricks