10 de maio de 2011

Como recuperar arquivos excluidos



Já teve aquela inconveniencia de apagar um arquivo sem querer, e depois ficar desesperado para recuperar? pois é, recuperar o arquivo pode ser mais facil do que se imagina!

Uma coisa que talvez você não saiba é que mesmo se um arquivo for excluido, ele ainda permanece no computador, as vezes até depois de formatar! Eu decidi fazer este artigo porque por engano exclui um trabalho que tinha acabado de fazer, e fiquei louco tentando recuperar, até que descobri alguns truques, que irei passar a vocês.

Bom antes de chorar e espernear pelo leite derramado, quer dizer, pelo arquivo excluido, tente ver se não existe algum tipo de cópia, muito programas hoje, fazer cópias de segurança de minutos em minutos, para que se ocorrer algum problema você não perca todo o trabalho. Tente procurar pelos diretórios do programa que estava utilizando, caso não saiba onde estão os diretorios, tente procurar em: Meu computador > Disco rigido > Arquivos de programas ou Programs files, normalmente os diretórios de programas ficam lá. Mas se mesmo assim não achar, tente achar pela pesquisa do windows, que fica no menu Iniciar.

Se a pesquisa do windows não acusar nenhum resultado, ai as coisas ficam um pouco mais dificeis. Bom no meu caso a pesquisa não apontou nenhum resultado, ai tive que recorrer a softwares especificos.

Hoje em dia existem muitos tipos de programas que conseguem achar arquivos excluidos, mas apesar de conseguirem achar, muitas vezes nao é possivel recuperar, no meu caso deu certo, o programa que utilizei conseguiu recuperar. Quanto mais perto da data que você excluiu o arquivo mais chances você tem de recuperar o arquivo intacto, uns dos programas que eu achei foram:



Recuva

Recupere dados perdidos por exclusão acidental, até aqueles que você se esqueceu de salvar antes da formatação.


Músicas e arquivos em geral que você achou que tinha salvado antes de fazer a formatação e só depois deu por falta, ainda não estão perdidos. Basta efetuar a varredura do HD com o Recuva antes de armazenar qualquer coisa, para procurar qualquer tipo de arquivo que foi perdido ultimamente.

O funcionamento desse tipo de programa é muito simples: ao deletar um arquivo, você envia a seguinte informação para o seu computador: “Este espaço do disco rígido poderá ser usado se necessário”. Portanto o arquivo continua ali até que algum outro ocupe seu espaço. O Recuva recupera apenas os arquivos que ainda não foram sobrescritos por outros dados quaisquer.

Então salva tudo o que eu perdi?

Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito.

O próprio software indica as chances de que o arquivo seja recuperado, através do marcador “State”. Arquivos em plenas condições de recuperação são marcados como “Excellent”; “Poor” significa que partes deles poderão ser perdidas na recuperação; e “Very Poor” equivale a dizer “dados irrecuperáveis”.

 Existem duas modalidades de interface do Recuva!


Aumentando as Chances de Salvar seus Arquivos

Uma boa dica é sempre procurar fazer a recuperação do arquivo em outro disco, como um CD, partição ou mesmo disco rígido externo, pois pode ocorrer de, no momento da recuperação de um arquivo, este sobrescrever outro que está prestes a ser recuperado, o que coloca toda a operação em risco.

Com as precauções básicas e o mínimo de atenção na hora da recuperação, Recuva é com certeza um software excelente para quem necessita recuperar arquivos, mas não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes nem de mão de obra especializada.

Na nova versão do programa, o usuário conta com mais detalhes sobre o arquivo que deseja restaurar e poder julgar qual é o melhor modo de restaurá-lo. Ao trocar o modo da interface para o “Avançado” têm-se ainda mais informações sobre os arquivos e o estado em que eles se encontram. Dessa maneira, basta navegar nas abas do quadro lateral do modo avançado dessa interface do Recuva.




Saiba mais informações sobre o arquivo!

Fique atento para os marcadores dos arquivos!

Porém, se você prefere apenas ter o mínimo de informação a respeito dos arquivos, mantenha sua interface no modo normal e observe os marcadores coloridos antes do nome dos arquivos.
Se o marcador estiver vermelho, o arquivo está irrecuperável.O amarelo indica que existe algum tipo de risco na recuperação deste arquivo e por fim, o marcador verde significa que o arquivo está completamente apto a ser recuperado.


O Recuva também possui dois modos de verificar seu computador: a “Verificação Normal” e a “Verificação Profunda”.  Com o segundo tipo de checagem é possível ter acesso a mais possibilidades de restauração dos seus arquivos, afinal, o programa fará uma varredura completa daquilo que pode ser recuperado.


Download: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld44807.htm




Pandora Recovery


Periodicamente as pessoas fazem uma “limpa” nos seus arquivos, para reduzir espaço em disco e coisas do gênero. Não que Pandora Recovery seja uma ferramenta de backup (cópia de segurança), porém com ela você consegue recuperar arquivos que foram deletados há anos, mesmo antes de ter instalado o programa, visto que os bits que formam estes arquivos continuam codificados no disco rígido. O que você faz é excluir a indexação deles no seu PC.

Pandora Recovery é um programa que permite recuperar arquivos deletados permanentemente no seu computador. Você realiza essa operação sem interferir em qualquer configuração do computador, pois os arquivos são recuperados sem que os demais programas sofram alguma desconfiguração. A única alteração que ocorre no sistema todo é o aumento de espaço utilizado em disco.

Formas de localizar os arquivos

São várias as formas de localizar arquivos que o usuário deseja recuperar. Ao todo, o programa oferece três métodos para isso: navegação, pesquisa e escaneamento de superfície.




Busca por arquivos


Navegação

Com esta opção, o usuário visualiza todos os diretórios do computador e pode navegar entre as pastas. Os arquivos que surgirem em vermelho são aqueles que foram deletados do PC. Se tiver interesse, você pode restaurá-los na pasta de origem novamente ou em qualquer outra que deseje, pois o programa disponibiliza um browser para localizá-las na hora da recuperação.

Pesquisa

Neste modo de verificação, o usuário deve selecionar algum drive para buscar os arquivos e então digitar o nome do objeto referido. Na opção “File name” é possível escolher entre “Like” e “Exactly”. A primeira identifica arquivos com nomes semelhantes, a segunda apenas arquivos de nome idêntico ao que você digitou. Também é possível realizar pesquisas com tamanho de arquivos e data de criação.
Escaneamento de superfícies


A forma mais completa – e também a mais demorada - de verificação é o escaneamento da superfície do disco rígido. Nela é possível escolher as classes de arquivos a serem pesquisados e também os discos que serão analisados. Dependendo do tamanho total do disco rígido, é possível que a análise chegue a demorar mais de uma hora, pois gera uma enorme lista com todos os arquivos que tenham sido encontrados pelo Pandora Recovery.



Scan de superfície


Vale lembrar que nem todos os arquivos encontrados pelo software podem ser recuperados com 100% de integridade. Alguns – principalmente os de imagens - podem estar corrompidos e não poderão ser abertos, ou estarão com falhas na estrutura. Mesmo assim, Pandora Recovery ainda é um dos principais programas do gênero.


Download: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld46959.htm?Btn=2



PC Inspector File Recovery


Recupere arquivos até então dados como perdidos após uma exclusão acidental ou até mesmo formatação do HD.

Um dos grandes problemas do armazenamento de arquivos no computador é o risco de perdê-los devido a alguma falha ou acidente inesperado. Porém, dependendo da forma como os arquivos foram perdidos, há possibilidade de recuperá-los e o PC Inspector File Recovery se encaixa perfeitamente nesta tarefa.

O programa é prático e intuitivo, oferece instruções de uso toda vez que iniciado e conta com uma interface moderna e de fácil compreensão. Usuários com pouca experiência, devem tomar algumas precauções para que não acabe inviabilizando a recuperação de um arquivo até então restaurável.

RECOMENDAÇÕES

A primeira delas é fundamental: salvar o arquivo recuperado para outra unidade de disco. Isto deve ser seguido devido a possibilidade do sistema sobrescrever um outro arquivo que poderia ser recuperado pelo que foi restaurado. Mesmo tomando este cuidado, há outras condições para que a recuperação seja bem sucedida:

Condições:



  • Tipo de falha: danos físicos no disco rígido comprometem a recuperação.


  • Tamanho do arquivo: quanto menos, maiores as chances de sucesso.


  • Tempo: quanto mais recente a perda, maiores chances de recuperação.


  • RAPIDEZ

    O ponto forte do programa está na velocidade com que encontra seus arquivos sem perder a eficiência. Não se surpreenda ao encontrar um arquivo de uma outra formatação do sistema ao verificar seu computador!

    Além da recuperação tradicional, há também uma opção para encontrar arquivos perdidos, porém estes não possuem identificação definida. Como se trata de uma função mais avançada, o tempo de execução passa a ser maior do que o de uma simples busca. Para agilizá-la, defina qual região do disco rígido deseja examinar.


    Sistema de busca:

    Uma ferramenta indispensável para a rápida localização de um determinado arquivo, já que a pesquisa normalmente retorna uma lista com milhares de resultados. A função é simples, bastando apenas digitar o nome — ou parte dele — no campo e pressionar a tecla Enter.

    RECUPERAÇÃO TOTAL

    Os arquivos que podem ser recuperados são visivelmente identificados, através de ícones de coloração verde. A tarefa de restauração é simples: clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Save To; especifique o local de destino e clique sobre o ícone verde. Lembre-se de gravá-lo em outra unidade de disco! O programa oferece suporte aos sistemas de arquivos FAT 12, 16, 32 e NTFS.

    Dê mais uma chance a seus arquivos tidos até então como perdidos. Recupere-os com esta excelente ferramenta.



    Download: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld44561.htm


    Todos esses programas são gratuitos, leves, e faceis de usar, alem de recuperar qualquer tipo de arquivos.

    Caso isso não dê certo infelismente o jeito é refazer todo o trabalho e tomar muito cuidado para não excluir novamente.


    Tags: , ,

    Se inscreva

    Se increva em nosso feed e receba por e-mail as ultimas atualizações do site.


    © 2013 Macetes do PC. Todos os direitos reservados.
    Projetado por SpicyTricks