12 de agosto de 2010

Dicas para incrementar seu novo PC




Instalação do Linux pode ser uma opção de sistema operacional.


Uso de conta restrita aumenta a segurança com poucas inconveniências.



 Linux também pode ser uma opção

O Linux também pode ser uma alternativa para um computador novo. Além de ser muito bom e estável, o custo é zero. Depois, tudo vai depender da necessidade. Basta abrir o instalador de programas (Aptitude ou Synaptic) e instalar o que precisar e quiser, também a custo zero. Se quiser rodar programas de Windows use o Wine.



 Atualizações automáticas

Antes de seguir o uso do PC, verifique se as atualizações automáticas estão ativadas. No Windows, essa configuração fica no Painel de Controle. Manter o sistema atualizado garante segurança e estabilidade. Quem não atualizar o sistema corre um risco constante de ser infectado por páginas web ou até mesmo por simplesmente estar conectado à internet.



 Planeje o armazenamento dos seus arquivos

É melhor começar tudo organizado do que organizar depois. Tente planejar a forma como seus arquivos serão armazenados no PC. Procure usar as pastas fornecidas pelo sistema como, por exemplo, a Meus documentos. Se o disco rígido foi particionado de tal forma que o local padrão da pasta não dispõe de espaço suficiente, é fácil alterar a localização da pasta Meus documentos clicando-se com o botão direito nela e selecionando Propriedades.



 Faça Backups

Não se esqueça de também planejar seus backups (cópias de segurança dos arquivos). Isso garante não apenas proteção contra vírus, mas contra perdas de dados devido a problemas de hardware, quedas de energia e outros acidentes.



 Configurações básicas

- Criar uma conta limitada

Usar uma conta limitada ajuda a reduzir os possíveis danos causados por pragas digitais.



- Desativar o autoexecutar

O autoexecutar ou AutoRun é um recurso comumente usado por vírus de pendrives. O melhor a se fazer é instalar a atualização, mas o leitor “D.Wirti” explica como fazer isso manualmente: “Vá em Iniciar > Executar > gpedit.msc > Configurações do usuário > Modelos administrativos > Sistema. Clique em Desativar AutoExecutar e selecione Ativado”.



 Restauração do sistema

Faça a criação de pontos de restauração é um recurso que permite ao sistema voltar a ter exatamente o mesmo estado que tinha a um tempo atrás, revertendo assim danos causados por vírus e outros. Isso pode evitar uma nova formatação.



 Compactador de arquivos

Para diminuir o tamanho de arquivos transferidos na internet, é comum “compactá-los” em algum formato do tipo ZIP ou RAR. Muitos leitores recomendaram o WinRAR.



 Limpeza do disco

Depois que o computador for usado durante um tempo, “lixo” começa a ficar acumulado no disco. “Um bom programa, sem dúvidas, é o CCleaner. Em português e compatível com Windows 7, ele remove arquivos desnecessários do PC para ganhar desempenho e espaço em disco”.



 Máquina virtual

Antes que o PC fique cheio de restos de programas instalados e desinstalados, uma alternativa é testar tudo em uma máquina virtual. “utilize o VMWare para manusear aplicativos duvidosos, e tenha muito divertimento”.



 Verificar segurança de programas

Manter os programas atualizados para evitar problemas de segurança pode ser uma tarefa difícil. Utilize o Secunia Personal Software Inspector. É um programa que analisa os softwares instalados no PC e busca determinar quais das versões instaladas são inseguras.


Tags: ,

Se inscreva

Se increva em nosso feed e receba por e-mail as ultimas atualizações do site.


© 2013 Macetes do PC. Todos os direitos reservados.
Projetado por SpicyTricks